Pular para o conteúdo principal

Quarentena, ano 2: vivendo com força a distopia

 


Por Daniela Martins

Quando me mudei para Brasília, em janeiro de 2010, havia um clima de alegria no ar, era inegável. O Brasil vivia tempos de mudança social intensa e de muita esperança no futuro. 

Na rampa do Congresso Nacional, que visitei com meus filhos ainda bem pequenos naquela ocasião, alguém havia deixado um recado escrito com batom vermelho: “Valeu, Lula!”. 

Fiquei encantada com aquela irreverência, com aqueles palácios da Praça dos Três Poderes, tão importantes, todos sem muros ou grades, com os garotos descendo as laterais do gramado em folhas de papelão. 

Um ano depois, o país elegia a primeira mulher para a Presidência da República. Nós comemoramos, rodamos a cidade acompanhando o buzinaço alegre dos carros. Eu realmente acreditava que meus filhos veriam um país muito diferente do Brasil da ditadura em que eu cresci. 

Essa certeza começou a mudar com aquele processo vergonhoso de impeachment da Dilma. 

A foto que ilustra este post eu tirei num protesto em maio de 2017. Era um outro Congresso que eu via refletido nas vidraças do Ministério da Saúde, estilhaçado, conflagrado. 

Conhecemos a história que se seguiu e que nos trouxe ao pesadelo que atravessamos hoje. 

Mês passado, voltei a Brasília e me espantei com os prédios públicos da Esplanada todos cercados por grades, uma visão estética, politica e simbolicamente horrível. 

Tive que segurar as lágrimas, achei uma violência enorme ver sobretudo o Congresso Nacional, a “casa do povo”, claramente apartado da sociedade. 

Leio hoje nos jornais que o presidente fará uma demonstração de força amanhã pela manhã, colocando tanques de guerra e lança-mísseis nas ruas (sob alegação de um treinamento) enquanto a Câmara realiza uma votação em que ele deverá ver seus interesses contrariados. 

É esse o país que meus filhos estão vendo, é essa a memória que eles terão de sua juventude. Que absurdo… Que triste… Podemos ser tão melhores! 

Comentários

  1. Pois então, eu assisti a tudo isso também muito estupefato de ver como foi fácil perder tudo aquilo que o Brasil tinha conquistado - e olha que foi ainda bem pouco - num período tão curto de tempo. Que bom poder voltar ao Blogspot e ler um blog tão bem escrito. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas

Posse da Vida

                      No banco do meio na fileira à minha frente, um moço lê um livro. Do outro lado do corredor, outro moço e outro livro. Não estou no metrô de Londres. No universo de um voo doméstico brasileiro, em uma manhã de quinta-feira, essa incidência de leitores me chama a atenção. Eu mesma leio, com o laptop aberto. Talvez eu esteja simplesmente procurando significados e comparsas para a sensação de bem-estar deste momento.               Apuro a visão para tentar enxergar algo do livro do moço da frente. Do outro lado do corredor, o outro moço apoiou o dele na mesinha, sublinha trechos com um lápis e de vez em quando para de ler e parece refletir.               Daqui a 72 horas, Lula estará subindo a rampa do Planalto. Voamos rumo a Brasília. Da minha parte, sem medo de ser feliz. Além disto devo reencontrar amigos de três tribos diferentes, tomar sorvete, andar de sandália havaiana e rever os horizontes infinitos do cerrado.               Mas no espaço de duas filei