Pular para o conteúdo principal

¿Algo más en lo que pueda ayudarla, señora? – parte 2


 

ETEL FROTA

 

Sem almoço, com uma certa ardência no estômago, consegui embarcar.

No voo para Santiago, lembrei da NZTD, a declaração do viajante sem a qual eu não entraria na Nova Zelândia.  Bianca e eu, no final das contas, tínhamos esquecido dela. Haveria tempo para resolver isto na escala.

Desembarcada, procurei o monitor que me diria o portão de embarque para Auckland; seria informado dentro de 19 minutos. Eu tinha muita sede e fome, mas – pela bagatela de dezenove minutos – não valia a pena sair dali sem saber para que lado me dirigir. Sentada no chão, esperei pela informação por outra uma-hora-e-vinte-minutos. Talvez a cabala explique uma coisa dessas.

              Corri para o portão de embarque.

              Quem podia me ajudar com a NZTD? Lucia me mostrou como abrir o formulário; o embarque estava começando. Quando vi o teor das perguntas, entendi que não daria tempo. Eu teria que relacionar, uma a uma, as datas de vacinação, as marcas das vacinas, detalhes do exame PCR, dados do passaporte e dos voos, etc etc etc... Voltei ao balcão. “Señora, sin esta declaración usted no puede embarcar”. Mas eu já embarquei em Guarulhos, Lucia, estou em uma escala, como isto é possível? “Señora, um error no puede justificar otro error”.

Violeta, ali ao lado, se compadeceu de mim e tratou de me acalmar com palavras encorajadoras, enquanto eu tentava dar conta daquela insanidade, com um olho na fila de embarque, em seus momentos finais. Consegui responder. Ao final do questionário, no entanto, havia que fazer um upload da carteira de vacinação. O formulário era muito amigável, fornecia um link com instruções detalhadas para o procedimento; várias páginas de descrição para os mais diversos sistemas operacionais e extensões de documentos.

              Comecei a passar mal. Violeta confabulou com Lúcia e decidiram, então, que se eu fizesse um print da tela do Conecte SUS, mesmo sem ter conseguido fazer o upload, ela consideraria isto documento suficiente para me autorizar a embarcar.

              Quando afivelei o cinto só não tive uma epifania à moda da história do bode soviético, porque a sede era insuportável e o xixi insegurável. Fome eu já não sentia. [Na corrida desde o monitor até o portão de embarque, tinha comprado uma água que, sequer aberta, foi confiscada por outra funcionária zelosa de sua missão de corrigir os errores do mundo]. Algum tempo depois, hidratada e alimentada, bexiga esvaziada, rosto lavado, dentes escovados, recostei os 4 cm da poltrona e relaxei para um dos melhores voos que já fiz na vida.

              O que faz um perrengue na vida da gente. Seriam mais quase 13 horas, mas eu desembarcaria na Nova Zelândia onde tudo sempre dá certo.

Tranquila, Señora.

Ou quase, porque ainda estava insegura com o acochambramento da NETD.


continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas

Posse da Vida

                      No banco do meio na fileira à minha frente, um moço lê um livro. Do outro lado do corredor, outro moço e outro livro. Não estou no metrô de Londres. No universo de um voo doméstico brasileiro, em uma manhã de quinta-feira, essa incidência de leitores me chama a atenção. Eu mesma leio, com o laptop aberto. Talvez eu esteja simplesmente procurando significados e comparsas para a sensação de bem-estar deste momento.               Apuro a visão para tentar enxergar algo do livro do moço da frente. Do outro lado do corredor, o outro moço apoiou o dele na mesinha, sublinha trechos com um lápis e de vez em quando para de ler e parece refletir.               Daqui a 72 horas, Lula estará subindo a rampa do Planalto. Voamos rumo a Brasília. Da minha parte, sem medo de ser feliz. Além disto devo reencontrar amigos de três tribos diferentes, tomar sorvete, andar de sandália havaiana e rever os horizontes infinitos do cerrado.               Mas no espaço de duas filei