Pular para o conteúdo principal

Algo mais em que possa ajudá-la, senhora? – parte 1


 

ETEL FROTA

O check in, em Guarulhos, começará às 13h30m. São 11h10m no centro de São Paulo. Malas prontas e fechadas, garrafinha de água à mão, passaporte checado e acessível, só me falta guardar o laptop, aberto há mais de uma hora na caixa de entrada do email, por onde – me garantiu o cara do laboratório – receberei o resultado do meu PCR, “no mais tardar, às 11”.  ‘Por email, certeza?” “Certeza, senhora, pode ficar tranquila”. Pelo whats app e telefone jogo o jogo dos robôs e, finalmente consigo falar com uma pessoa humana. Duas. Três. “Em que posso ajudá-la, senhora?” Uma hora e vinte minutos depois de enfrentamentos de proporções sísmicas, o laboratório “abre uma exceção” e me manda por email o resultado, negativo, que teria que ser acessado exclusivamente através do aplicativo em que não consegui recadastrar senha, por motivo de bugs variados, todos do site.

         Chego a tempo ao check in. Bianca, simpática, começa os procedimentos, que são muitos. A Nova Zelândia exige muitas comprovações sanitárias. Até por este motivo, fez o bonito que fez durante a pandemia. Apresento meu PCR negativo, meu passaporte válido, minha carteira de vacinação. “Senhora, a Nova Zelândia não está aceitando a sua NZeTA”. [NZeTA é uma autorização de viagem eletronicamente obtida mediante o escaneamento daquela espécie de código de barras do passaporte, o preenchimento de alguns poucos dados e a obtenção de uma selfie em tempo real]. Fiz o meu logo que comprei a passagem, estava OK, conforme comprovava a telinha do meu celular. “E a NZTD, a senhora preencheu?” Eu não soube responder. “Sem a NZTD a senhora não entra na Nova Zelândia”. É uma Declaração do Viajante, ela me esclareceu; mostraria como fazer, logo que soubéssemos o que tinha havido com a NZeTA. “Só por telefone. Já liguei para lá, temos que aguardar retorno”. A fila engrossava e Bianca era o único guichê aberto. “A senhora pode aguardar ao lado, por favor?”

         Em frente ao guichê vazio ao lado, comi uma maçã e voltei várias vezes a abordar Bianca, que começou a demonstrar sinais de impaciência. Impaciência comigo. A essa altura, já havia outro guichê aberto e eu tentava convencê-la de que a NZ não iria facilmente retornar a ligação às 5 da madrugada, era preciso agir e não tínhamos muito tempo.

Apareceu um Anderson visivelmente contrariado, que começou a conversar com Bianca, enquanto ela continuava a atender os passageiros da fila; percebi que falavam sobre o meu caso. Me aproximei, pedindo para participar da conversa. Anderson me respondeu que a conversa era entre eles, eu que aguardasse ao lado. Ponderei que talvez eu tivesse algo com que contribuir. “Senhora, eu já disse que a conversa é entre nós, por favor, tenha um pouco de educação”. Eu não tinha lhes faltado com, tenho certeza.

Ainda mais irritado, Anderson assumiu o guichê e Bianca finalmente se dedicou ao meu caso. A investigação, que poderia ter sido feita uma hora antes, durou menos de 1 minuto. Meu passaporte tem letras ‘O’ e números zero. No escaneamento, tudo resultara em bolinhas indistintas. Confabulamos que o melhor a fazer era cancelar aquela NZeTA e fazer uma nova.  Assim fizemos, incluindo a selfie em tempo real que necessita ser feita sobre fundo claro, o que me obrigou a permanecer minutos constrangedores agachada diante do guichê vazio, única alternativa de parede branca à mão, ante a plateia reunida na fila, que a essa altura era imensa.

Após uma hora e vinte minutos em pé, sem almoço, segurando o caroço da maçã, obtive meu cartão das mãos de um Anderson um tantinho menos agressivo mas de quem não recebi nenhum sorriso, nem ouvi nenhum pedido de desculpas. Segui correndo para o embarque, não sem antes ter que voltar para resgatar meu celular que Bianca tinha deixado dentro do guichê.

No voo para Santiago, lembrei da NZTD, da qual Bianca e eu, no final das contas, tínhamos nos esquecido. Bianca esta que, no caso, decerto não deveria ter me deixado embarcar. Tomara que o Anderson nunca tome conhecimento deste descuido. Tudo bem, haveria tempo para resolver isto na escala.

...continua

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas

Posse da Vida

                      No banco do meio na fileira à minha frente, um moço lê um livro. Do outro lado do corredor, outro moço e outro livro. Não estou no metrô de Londres. No universo de um voo doméstico brasileiro, em uma manhã de quinta-feira, essa incidência de leitores me chama a atenção. Eu mesma leio, com o laptop aberto. Talvez eu esteja simplesmente procurando significados e comparsas para a sensação de bem-estar deste momento.               Apuro a visão para tentar enxergar algo do livro do moço da frente. Do outro lado do corredor, o outro moço apoiou o dele na mesinha, sublinha trechos com um lápis e de vez em quando para de ler e parece refletir.               Daqui a 72 horas, Lula estará subindo a rampa do Planalto. Voamos rumo a Brasília. Da minha parte, sem medo de ser feliz. Além disto devo reencontrar amigos de três tribos diferentes, tomar sorvete, andar de sandália havaiana e rever os horizontes infinitos do cerrado.               Mas no espaço de duas filei