Pular para o conteúdo principal

O COLAR DE BETSABÉIA (edu)



Por — EDUARDO MUYLAERT

A primeira vez que o vi, fiquei totalmente fascinado. Eu tinha 26 anos, fazia uma pós em história natural em Nova Iorque, o dinheiro só dava para refeições ligeiras na cantina da faculdade.

Uma amiga me mostrou a joia num catálogo, soube que estava, afinal, ao alcance de todo mundo.  Claro, nunca é para “todo mundo”, só para quem pode, e eu, efetivamente, não podia, não naquele bendito ano 2000, mesmo tendo sobrevivido ao “bug do milênio”.

O mundo, felizmente, não acabara. Ainda não. A peça parecia, mal comparando, um exótico colar de índios da América Central, mas com um distintivo toque art déco. Eram legítimos tubos de coral, entremeados de contas de turquesa e ônix, tudo combinado com pequenos diamantes, numa corrente de platina e ouro. Nem me  interessei pelo preço, não era para o meu bico mesmo, eu não pertencia àquele mundo.

Fiquei me perguntando, porém:  por que uns têm tanto, e outros quase nada? O dinheiro, em si, não me atraia, mas alguns requintes sempre me tentaram, nunca o suficiente para abrir mão da tacanha moralidade burguesa. A vida ascética nunca me fez mal.

O colar era um Cartier, safra de 1925, e estava então à venda numa importante casa de leilões. Eu tinha visto a notícia da morte, aos 84 anos, de sua dona, a baronesa Bethsabée, dita Basheva de Rothschild, irmã do barão Guy. Talvez a família mais rica do mundo, as mulheres tinham dinheiro e poder, eram todas criadas em palácios. Beleza e felicidade, porém, raramente abençoavam suas vidas, pelo menos é o que dizem.

Betsabéia é um nome bíblico, foi mãe do rei Salomão, o pai era o rei David, casal de múltiplas peripécias, nem sempre ortodoxas. Dizem que “foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento”. A nossa Betsabéia não tinha essa bola toda, nunca ganhou concurso de beleza, não se dava muito com a família, e detestava o estilo de vida dos ricos. Generosa mecenas, era elogiada por sua “inocente grandeza”. E o que fazia com este colar, se não gostava de exibir luxo?

Quando chegou a Nova Iorque, em 1940, tinha 26 anos. Os pais, com a vida em risco, escapavam da França após a invasão alemã. Uma foto de jornal mostra a chegada da família ao aeroporto La Guardia, num clipper da Panam. O pai não desgrudava de uma bolsa, na qual trazia joias que valiam um milhão de dólares, uma fortuna incalculável na época.

Oito anos depois, Betsabéia casou-se com um Bloomingsdale — sabem a loja de departamentos? Separou-se pouco depois, perdeu um filho, dizem que o comerciante nem era o pai.  Mas e o colar, será que ela chegou a usá-lo? Teria causado sensação num baile em Monte Carlo. Imagino o príncipe Rainier injuriado por não poder oferecer um igual a Grace Kelly.

Vinte anos depois, volto a dar de cara com o colar, vai ser vendido agora em junho, lote 112, num leilão em Paris. Quando vi o catálogo, não era mais o jovem inexperiente de Nova Iorque. Em tempo, tinha trocado Darwin por Adam Smith. Me dei bem no mercado financeiro, leio o Economist, o Financial Times e o Wall Street Journal, minha profissão definitiva é ganhar dinheiro, e meu grande — talvez único — interesse é ganhar dinheiro.

Com o dinheiro que ganhei em negócios razoavelmente lícitos, se quisesse, agora poderia comprar dez colares desse tipo. Nem preciso me deslocar com meu Lear Jet, a venda é virtual, por causa das estranhas circunstâncias deste 2020. A joia agora, afinal, está ao alcance de qualquer um, de mim, de meus melhores amigos, a estimativa não chega nem a dez milhões de reais.

Gosto mesmo é de ações, títulos de crédito, bonds, fundos de renda fixa, tudo que um banco, ou uma corretora, possam oferecer com promessa de lucros generosos.  Ouro em barra, ouro em pó, ouro ativo financeiro, sim. Jamais em correntinhas, mesmo enfeitadas com pedrinhas. Depois, precisa ser meio louco para querer um colar desse preço. Serve para o quê?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

QUARENTENA, DIA 62

Por DANIELA MARTINS 16/5 - QUARENTENA, DIA 62. Com quase 4.700 vidas perdidas, o estado de São Paulo superou a China em número de mortes por Covid-19. O Brasil perdeu hoje mais 816 cidadãos para o vírus. A melancolia do dia frio foi aplacada pela live que rolou num dos terraços do bairro, acompanhada e aplaudida pelos vizinhos. Eu e a Teca acordamos bem cedinho e tomamos café da manhã juntas. Os irmãos mais velhos aproveitaram para dormir até tarde, livres das videoaulas. Fiz arroz de carreteiro para o almoço, enquanto sonhava acordada com um piquenique num gramado qualquer. Fiquei com saudades dos nossos piqueniques deliciosos no Parque da Cidade, em Brasília, e no Jardim Botânico aqui de São Paulo, do meu famoso sanduíche de atum com pepino crocante, que nunca faltava. Parece tudo tão distante agora... Que bom que temos essas pequenas lembranças de dias em que fomos felizes sem nenhuma razão especial... Marcamos uma sessão de cinema na sala e eu preciso ajeitar tudo. Va

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas