Pular para o conteúdo principal

COMO NÃO DOMINO, EU CHUTO



- Por RICARDO SILVEIRA

Alguns assuntos são como bola: os craques dominam e os demais dão de bico. Abaixo, uma lista de chutes em temas que não domino.

Chuto que, em pouco tempo, muitas empresas vão descobrir que sobrevivem com menos metros quadrados alugados e que parte desse custo operacional vai migrar da coluna da despesa para o resultado dos balanços.

Chuto que as pessoas ganharão um pouco mais de peso, o que deixará o futuro da indústria do espelho (termo que imagino ter acabado de inventar) um pouco mais animado.

Chuto que todos enfim entenderão o valor do ar livre, negociando a favor dele o tempo antes dedicado às telas do mundo mobáio.

Chuto que logo haverá uma overdose de telas e seus conteúdos.

Chuto que todos teremos direito ao prazer de uma hora de banho de sol. Chuto que sentiremos como uma bênção esse prazer nos queimar o coração.

Chuto que pais finalmente conhecerão seus filhos. E vice-versa.

Chuto que a descoberta de um, dois ou mais remédios combinados, criados para problemas dos mais diversos e distantes, darão conta de nos tirar dessa planetária condenação de prisão domiciliar.

Chuto que os jornais televisivos darão menos espaço à meteorologia. Não que ela não seja útil, mas talvez - e estamos provando na prática - isso não precise ocupar tanto tempo no noticiário.

Chuto que haverá uma explosão de viagens e que elas, por si só, serão experiências libertárias. O Coliseu não será mais o Coliseu do ano passado.  A Torre Eiffel, a mesma coisa. Tudo será mais colorido, mais cheiroso. Vamos ver lugares que já conhecemos pela primeira vez de novo. E como isso será lindo.

Chuto que vamos passar a reclamar menos das viagens a trabalho, porque, mesmo a trabalho, serão viagens, e nunca saberemos o vírus de amanhã.

Por falar nisso, chuto que, em algum tempo, surgirá um Google das vacinas, um Alibaba das vacinas, uma Apple das vacinas. Fico imaginando quanto não valeria uma empresa dessas, nos dias de hoje, anunciando a proteção prévia de alguma coisa como o esse vírus aê. Certamente, os trillions guys colocarão algum dinheiro nisso.

Chuto que alguém vai sugerir o Prêmio Nobel para o corona-killer. E mesmo antes que alguém o faça, faço eu.

Chuto que o ensino a distância será adotado para todas as idades e níveis sem que isso choque os preceitos de uma educação pensada 150 anos atrás.

Chuto que, em pouco tempo, as mãos estarão juntas outas vez. E por mais tempo, para recuperar o tempo em que estiveram separadas muito antes que uma razão de saúde pública o justificasse.

Chuto que, com um pouco mais de tempo, haverá mais simplicidade, mais humanidade e mais tolerância.

Tenho feito isso nas horas que a tela da empresa dá uma folga. Pego minha bola de cristal e chuto.


Foto: Pixabay

Comentários

  1. Nossa! Que texto! Até agora, uma das piores experiências para mim aconteceu no sábado passado, dia 14 de março. Ainda estava arriscando uma saída, o boteco dos sábados, a cerveja escalonada com um Fundador, quando entrou o rapaz da cozinha, o Alex. E me estendeu a mão, como sempre. Puxa, foi a primeira vez na vida que recusei um aperto de mão, e de uma pessoa querida. Doeu. Expliquei a ele o motivo, deitei um discurso que era para o nosso bem, ele sem jeito disse que tinha passado álcool nas mãos. Acho que nem eu, nem ele vamos esquecer aquele dia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

QUARENTENA, DIA 62

Por DANIELA MARTINS 16/5 - QUARENTENA, DIA 62. Com quase 4.700 vidas perdidas, o estado de São Paulo superou a China em número de mortes por Covid-19. O Brasil perdeu hoje mais 816 cidadãos para o vírus. A melancolia do dia frio foi aplacada pela live que rolou num dos terraços do bairro, acompanhada e aplaudida pelos vizinhos. Eu e a Teca acordamos bem cedinho e tomamos café da manhã juntas. Os irmãos mais velhos aproveitaram para dormir até tarde, livres das videoaulas. Fiz arroz de carreteiro para o almoço, enquanto sonhava acordada com um piquenique num gramado qualquer. Fiquei com saudades dos nossos piqueniques deliciosos no Parque da Cidade, em Brasília, e no Jardim Botânico aqui de São Paulo, do meu famoso sanduíche de atum com pepino crocante, que nunca faltava. Parece tudo tão distante agora... Que bom que temos essas pequenas lembranças de dias em que fomos felizes sem nenhuma razão especial... Marcamos uma sessão de cinema na sala e eu preciso ajeitar tudo. Va

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas