Pular para o conteúdo principal

DEVANEIOS GEL-ALCOOLIZADOS


- Por RICARDO SILVEIRA

Tenho pensado muito sobre essa gelatina benta, o álcool gel.

De tudo que leio e zapeio, a prevenção disponível, além do isolamento social, ainda é lavar as mãos e usar o álcool gel.

Acontece que o álcool gel tem uma vantagem. Você não pode lavar as mãos três centésimos de segundo depois de abrir a porta e pegar seu jornal, por exemplo. Com o álcool gel, dá. Não só dá como é o jeito.

Por isso, desenvolvi certa adoração pela meleca salvadora.

Tenho usado um mantra aqui, cujos direitos de uso estão por mim agora liberados, worldwide: tocou em algo, taca álcool gel. Repeat évribari: tocou em algo, taca álcool gel.

Antes que maledicentes se adiantem: não, não tenho qualquer interesse, a não ser o humanitário, em tal ode geleco-alcoolizada. Meu interesse é que ela se espalhe, literalmente.

Fico aqui, entre uma passadinha e outra desta maravilha nas mãos, pensando em ideias.
Por exemplo.

Os famosos marketplaces da vida bem que podiam isentar o frete na compra de uma determinada quantidade de álcool gel. Não tenho ideia de como isso seria possível, mas acho que seria umas.

Álcool gel também deveria ser encontrado dentro de cada ônibus ou vagão de metrô deste planeta. Não tenho ideia de como isso seria possível, mas acho que seria umas.

Empresas com tecnologia ou capacidade de produzir álcool gel, mesmo que não sendo esta sua razão de existir, deveriam trocar impostos por produção e distribuição do produto, quem sabe até a preço de custo. Não tenho ideia de como isso seria possível, mas tenho certeza de que seria umas.

Pensei até num shopping virtual, o alcoolgel.com, que poderia ser um maravilhoso centro de venda e distribuição on-line, reservado apenas aos produtores com certificação na Anvisa.

Imagine.

Uma 25 de Março pontocom (os leitores da capital paulista irão me entender) disputando consumidores com ofertas e promoções, mantendo viva e saudável a lei de mercado e ainda assim fazendo um bem enorme para a população.

Além de grande efeito sanitário, essa epifania poderia manter vivo algo que parece também ameaçado com a pandemia: a lei do mercado, como hoje a conhecemos.

Escrevo este pobre artigo olhando para meu pote de álcool gel, ainda com quantidade suficiente para sei lá quantos dias, esses dias de insônia em plena luz do dia.

Tenho certeza de que ele olha para mim e pensa lá de dentro de sua gororoba com bolinhas: ah, agora eu sou importante, né desgramado?

Ele tem razão. Só agora dei valor.

Fico pensando em como esse produto poderia chegar a mais gente, de uma forma mais rápida e mais barata, quando tudo indica que será justamente o contrário.

Além de parcas ideias, como as que você acaba de ler, não tenho respostas.

Mas é muito bom já começarmos a levantar as perguntas.

Ah, não esqueça: tocou em algo, taca álcool gel.


Ilustração: Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

QUARENTENA, DIA 62

Por DANIELA MARTINS 16/5 - QUARENTENA, DIA 62. Com quase 4.700 vidas perdidas, o estado de São Paulo superou a China em número de mortes por Covid-19. O Brasil perdeu hoje mais 816 cidadãos para o vírus. A melancolia do dia frio foi aplacada pela live que rolou num dos terraços do bairro, acompanhada e aplaudida pelos vizinhos. Eu e a Teca acordamos bem cedinho e tomamos café da manhã juntas. Os irmãos mais velhos aproveitaram para dormir até tarde, livres das videoaulas. Fiz arroz de carreteiro para o almoço, enquanto sonhava acordada com um piquenique num gramado qualquer. Fiquei com saudades dos nossos piqueniques deliciosos no Parque da Cidade, em Brasília, e no Jardim Botânico aqui de São Paulo, do meu famoso sanduíche de atum com pepino crocante, que nunca faltava. Parece tudo tão distante agora... Que bom que temos essas pequenas lembranças de dias em que fomos felizes sem nenhuma razão especial... Marcamos uma sessão de cinema na sala e eu preciso ajeitar tudo. Va

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas