Pular para o conteúdo principal

E SE FOR UMA OITENTENA?


- Por RICARDO SILVEIRA

Tenho pensado em algumas coisas durante essa worldtreta. Uma delas é a duração disso que se convencionou chamar de quarentena.

Afegão-médio juramentado que sou, tenho a impressão de que vamos puxar uma oitentena, talvez mais.

É o que eu leio por aqui e por ali.

Minha fonte mais confiável é a China: se a parada começou lá em janeiro, talvez em abril eles estejam livres para sair às ruas, mesmo que ainda não livres das máscaras.

Mas, e se for mais?

Aqui, nas trocas de zazáps entre conhecidos, temos debatido algumas ideias, já que tempo para pensar nisso é o que nos sobra.

Uma delas é bem crazy people.

Criar quatro turmas globais, como se pudéssemos separar os cidadãos em 4 clusters diferentes.

O número de clusters está relacionado diretamente ao número de semanas do mês.

E como seria?

Quando a virulência do contágio der uma boa baixada, cada turma dessas quatro seria liberada para voltar à vida que tinha. Uma delas por semana. Sinal verde dado pela OMS, tudo nos conformes.

Isso aí. Um rodízio humano, como os que as cidades implantaram para os carros.

Uma semana por mês, cada turma iria se reintroduzindo à vida que levava e a vida também iria se reencontrando as com as pessoas, com um quarto delas, ao menos.

Assim, o comércio poderia reabrir, com um quarto de funcionários, e teria sempre alguém a atender.

Assim, um quarto de pipoqueiros poderia estar na frente dos cinemas e, bem, você já entendeu.

Um quarto do mundo nas ruas. Três quartos do mundo nos quartos.

Isso tudo mantendo as novas regras sociais que esse locaute nos imporá: certa distância física, algum cuidado adicional ao espirrar e autoisolamento no caso de febre, entre outros.

Curiosamente, ao escrever este artigo, me ocorre agora que todo mundo, de todos os cantos e origens, passará a agir como o povo japonês.

Lembra como você, afegão-médio como eu, estranhou quando via aquelas fotos do metrô de Tokyo com a galera usando máscara para não passar resfriado aos outros?

Isso.

A partir de agora, todos nós seremos um pouco japoneses.

A ideia de dividir os humanos em quatro grupos iguais (sob o ponto de vista prático não consigo entender como fazer) e liberar cada um deles da oitentena uma vez por semana pode ser um caminho.

O outro, certamente, um pouco mais penoso para nós afegãos-médios, é todo mundo viver e pensar como japonês.

Oitentena que segue.


Foto: Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

QUARENTENA, DIA 62

Por DANIELA MARTINS 16/5 - QUARENTENA, DIA 62. Com quase 4.700 vidas perdidas, o estado de São Paulo superou a China em número de mortes por Covid-19. O Brasil perdeu hoje mais 816 cidadãos para o vírus. A melancolia do dia frio foi aplacada pela live que rolou num dos terraços do bairro, acompanhada e aplaudida pelos vizinhos. Eu e a Teca acordamos bem cedinho e tomamos café da manhã juntas. Os irmãos mais velhos aproveitaram para dormir até tarde, livres das videoaulas. Fiz arroz de carreteiro para o almoço, enquanto sonhava acordada com um piquenique num gramado qualquer. Fiquei com saudades dos nossos piqueniques deliciosos no Parque da Cidade, em Brasília, e no Jardim Botânico aqui de São Paulo, do meu famoso sanduíche de atum com pepino crocante, que nunca faltava. Parece tudo tão distante agora... Que bom que temos essas pequenas lembranças de dias em que fomos felizes sem nenhuma razão especial... Marcamos uma sessão de cinema na sala e eu preciso ajeitar tudo. Va

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas