Pular para o conteúdo principal

QUARENTENA, DIA 47

Por DANIELA MARTINS

01/5 - QUARENTENA, DIA 47. Michele estava sentada no chão, ao lado do pitoco metálico para prender os cães, na porta da padaria Aracaju. Ela cobria os cabelos com uma sacola plástica e pedia alguma ajuda aos clientes que chegavam.

Nossos olhares se cruzaram e ela, do nada, achou que precisava me dar alguma explicação sobre aquele saco na cabeça. “Amada, tá tão horrível que eu não tenho coragem de mostrar. É que eu uso bem descolorido, mas tô sem condições de comprar creme, tá tudo quebrado”.

Eu ri e disse que aquele troço tava certamente pior do que qualquer cabelo, por mais desgrenhado que fosse. Ela riu também. Fui até o quarteirão seguinte e comprei um kit de xampu e condicionador pra Michele.

Ela ficou feliz e me contou que hoje é seu aniversário. Nem posso imaginar como é a vida nas ruas para uma mulher trans.

Enquanto eu estava na farmácia comprando o creme pra ela, choveu. Quando eu saí da padaria, já estava sol. Foi como se estivesse vivendo num timelapse. Alguns minutos fora de casa e tanta coisa acontece.

Acho que ficamos mais perceptivos quando saímos tão pouco, como falcões sem a venda nos olhos. Tomara que meus vizinhos de Higienópolis também consigam ver a Michele!

Além de aniversário dela, hoje é Dia do Trabalho, e um grupo de enfermeiros fez um protesto silencioso na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em memória dos colegas de profissão que perderam as vidas na pandemia.

O ato foi invadido por trogloditas bolsonaristas que berravam e ameaçavam todo mundo, babando seu ódio sem máscaras, acometidos por essa doença que desumaniza completamente uma parcela significativa dos cidadãos brasileiros.

No Rio de Janeiro, os médicos passarão a seguir um protocolo para selecionar os pacientes que terão direito aos respiradores. Haverá uma pontuação de acordo com o funcionamento dos órgãos vitais.

Segundo o jornal Extra, “O documento também prevê critérios de desempate, caso haja pontuações idênticas. O primeiro é se o paciente está em ventilação mecânica, já ligado a um respirador. O segundo é a idade do doente. Os mais jovens, com até 60 anos, ganharão uma vaga antes dos que têm entre 61 e 80 anos. Os acima dos 80 ficarão por último na disputa por leito”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posse da Vida

                      No banco do meio na fileira à minha frente, um moço lê um livro. Do outro lado do corredor, outro moço e outro livro. Não estou no metrô de Londres. No universo de um voo doméstico brasileiro, em uma manhã de quinta-feira, essa incidência de leitores me chama a atenção. Eu mesma leio, com o laptop aberto. Talvez eu esteja simplesmente procurando significados e comparsas para a sensação de bem-estar deste momento.               Apuro a visão para tentar enxergar algo do livro do moço da frente. Do outro lado do corredor, o outro moço apoiou o dele na mesinha, sublinha trechos com um lápis e de vez em quando para de ler e parece refletir.               Daqui a 72 horas, Lula estará subindo a rampa do Planalto. Voamos rumo a Brasília. Da minha parte, sem medo de ser feli...

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até ...