Pular para o conteúdo principal

ESTADO DE ALARMA TV










por EDUARDO MUYLAERT 

O programa estava no ar, o comentarista político criticava a ação do governo frente à crise gerada pela pandemia, quando passa rapidamente ao fundo uma mulher seminua. Com certeza não era sua esposa. O programa, de Javier Negre, Estado de Alarma TV, gerou uma comoção que se estendeu por toda a península ibérica e chegou até ao Brasil, onde veio a merecer minha atenção.

Minha amiga Daniela é uma danada, formada em museologia ela acha cada coisa!  Logo de manhã, para me provocar, enviou um recorte do Diário Luso, apontando uma situação com potencial desfecho criminoso: “Mulher descobre traição do marido durante vídeo-chamada”.

Marta López, uma ex concorrente do ‘Big Brother’ espanhol, descobriu que o marido a traia durante uma vídeo-chamada em direto para um programa no Youtube. O jornalista, Alfonso Merlos, fazia uma análise da atual situação política em Espanha com Javier Negre quando uma mulher passou por trás em roupa interior. O casal estava a viver em casas separadas durante a quarentena e a esposa do jornalista já veio a público confirmar que se trata de uma traição visto que sabe quem é a mulher do vídeo” (sic).

Nessa época de confinamento, coisas como essa adquirem uma proporção extraordinária. Quantos não estão confinados em casa, explodindo de testosterona e loucos pela volta das baladas? Muitos que estão acompanhados acabam se entediando um pouco com essa monogamia forçada e absoluta. Há exceções, dizem, homens que se apaixonam pela própria esposa e fazem planos para se livrar das amantes tão logo termine a quarentena. E muitas fantasias, algumas alimentadas pela televisão.

Como bom investigador, fui descobrir quem são os personagens. Apesar da repercussão em Portugal, e até em Porto Alegre, os fatos se passam na Espanha, onde todos os atores são justamente gente de TV. Primeira descoberta: Alfonso Merlos, o galã, é um tertuliano. Segunda descoberta: eu também fui um tertuliano. Tertúlia, segundo o venerando Houaiss, é uma reunião de parentes ou amigos, ou uma palestra ou agremiação literária, todas agora presencialmente proibidas e só viáveis pela tal da “vídeo-chamada”.

Tertuliano, na Espanha, é o comentarista de televisão, convidado habitual, com três categorias: políticos, esportivos e os do coração, ou seja, das fofocas amorosas. A tertúlia política é a mais popular, ocupando muitas horas da grade, há até um ranking dos mais populares. Entre nossos tertulianos, lembro os omnipresentes Pondé - Karnal - Cortella, e sinto saudades dos meus tempos de TV Cultura, que me abandonou sem prévio aviso (teria sido a troca de governo?).

Pois bem, o tertuliano Merlos se envolveu num culebrón, que vem a ser nada mais, nada menos, do que uma novela, com grande público, aliás. É significativo que nosso herói tenha apresentado, no passado, o programa Abre los ojos y mira, que vem a ser, em tradução tosca, Abre os olhos e enxerga. O que temos para ver nesse episódio, abrindo bem os olhos?

Na capa da revista Look, e na primeira entrevista na televisão, Marta López, a apresentadora de TV e ex BBB, ataca o galã entre lágrimas: – Até o último momento, dizia que queria se casar comigo. Agradeço as demonstrações de carinho. Já que se faz de cavalheiro, poderia ter tido um pouco mais de classe para me por os cornos. A mãe de Marta diz que não quer falar mal de Alfonso, mas que foi muito sujo o que aconteceu.

Alexia Rivas, a maja desnuda, repórter de Socialité, parece que assiste a tudo de camarote. Todos trabalham no grupo Mediaset e estão condenados a se cruzar nos corredores e cenários. Alexia foi à TV para dizer que não quer falar de sua vida privada, pois não está em busca de fama. Deve estar apostando no futuro.

Um jornalista mais astuto embaralha as coisas ao especular sobre esse enredo que seduz multidões. Merlos se defende, diz que está solteiro. O produtor Javier Negre diz que foi uma falha da edição, que só descobriu quando viralizou. A transmissão, no entanto, foi gravada e não ao vivo. Este produtor e a moça do exíguo biquíni, Alexia Rivas, parece que já tiveram um romance no passado. Outra teoria diz que Alexia fez de propósito, sabendo que ia aparecer e criar caso. Aqui tem coisa.

Qualquer que seja o enredo, não vai acabar em crime, sinto desapontá-la, Daniela. Aparentemente todos ganham com a superexposição. Tudo poderia até ter sido combinado. Todos estão na mídia, bombando muito além das fronteiras da Espanha.  E nós, no nosso confinamento, ficamos a dar tratos à bola, o que está por trás disso tudo? Será próprio da natureza humana inventar uma confusão de vez em quando? Nenhuma importância, mas não conseguimos desligar desse canal, toda aventura, grande ou pequena, nos fascina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

QUARENTENA, DIA 62

Por DANIELA MARTINS 16/5 - QUARENTENA, DIA 62. Com quase 4.700 vidas perdidas, o estado de São Paulo superou a China em número de mortes por Covid-19. O Brasil perdeu hoje mais 816 cidadãos para o vírus. A melancolia do dia frio foi aplacada pela live que rolou num dos terraços do bairro, acompanhada e aplaudida pelos vizinhos. Eu e a Teca acordamos bem cedinho e tomamos café da manhã juntas. Os irmãos mais velhos aproveitaram para dormir até tarde, livres das videoaulas. Fiz arroz de carreteiro para o almoço, enquanto sonhava acordada com um piquenique num gramado qualquer. Fiquei com saudades dos nossos piqueniques deliciosos no Parque da Cidade, em Brasília, e no Jardim Botânico aqui de São Paulo, do meu famoso sanduíche de atum com pepino crocante, que nunca faltava. Parece tudo tão distante agora... Que bom que temos essas pequenas lembranças de dias em que fomos felizes sem nenhuma razão especial... Marcamos uma sessão de cinema na sala e eu preciso ajeitar tudo. Va

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas