Pular para o conteúdo principal

QUARENTENA, DIA 46

Por DANIELA MARTINS

30/4 - QUARENTENA, DIA 46. Enquanto a adesão à quarentena cai em todo o país, o número de infectados por aqui ultrapassou hoje o da China.

Um estudo da Inglaterra indica que o Brasil tem a maior taxa de contágio de Covid-19 do mundo - cada infectado contamina outras três pessoas - e projeta que as mortes irão dobrar até o fim de semana.

No maior jornal do país, a manchete principal foi ocupada o dia todo pela política, não pela pandemia. É a obra de Bolsonaro exposta ao mundo: um desgovernante arrogante, pouco interessado em unir o país, incapaz de manter o foco no assunto que interessa, incapaz de ser solidário, incapaz de sugerir ações eficazes.

Ele age como se tivesse raiva dos mortos, um garoto autocentrado que não aceita que atrapalhem seus planos. E que planos seriam esses? Alguém saberia dizer qual é o projeto de Bolsonaro para o Brasil?

“Eu é que mando”, “Não sou coveiro”, “Não vai colocar essa conta no meu colo”, “Sou Messias, mas não faço milagres”. Seria possível sentir mais vergonha do que ao escutar essas frases de um presidente da República?

Sim, seria. O governo tenta formar base na Câmara para barrar eventual processo de impeachment ou abertura de inquéritos, e faz isso distribuindo cargos aos deputados do Centrão. Valem até cargos no Ministério da Saúde. Tem gente morrendo? A crise está se agravando? E daí?

Bolsonaro também se recusou a mostrar os resultados de seus exames para a justiça e apresentou apenas um relatório médico que nega o contágio. O documento não foi aceito. Será que teremos mais um escândalo?

Hoje eu estou bem cansada. Dormi até tarde, mas não adiantou. A sorte é que me lembrei que tinha uma canjiquinha de milho com costelinha defumada no freezer. Sempre faço o dobro e congelo a metade, inspirada pelo dito de minha avó: a mulher prevenida vale por duas. O ensinamento serve pra homens também, claro.

Foi uma dupla alegria não ter que cozinhar e ainda almoçar o meu prato preferido. Filha de mineiro herda o gosto pela canjiquinha por DNA.

À tarde, enquanto o aspirador robô limpava a casa, eu e a Coisinha descansamos e sonhamos com um futuro sem pandemia e um Brasil sem Bolsonaro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posse da Vida

                      No banco do meio na fileira à minha frente, um moço lê um livro. Do outro lado do corredor, outro moço e outro livro. Não estou no metrô de Londres. No universo de um voo doméstico brasileiro, em uma manhã de quinta-feira, essa incidência de leitores me chama a atenção. Eu mesma leio, com o laptop aberto. Talvez eu esteja simplesmente procurando significados e comparsas para a sensação de bem-estar deste momento.               Apuro a visão para tentar enxergar algo do livro do moço da frente. Do outro lado do corredor, o outro moço apoiou o dele na mesinha, sublinha trechos com um lápis e de vez em quando para de ler e parece refletir.               Daqui a 72 horas, Lula estará subindo a rampa do Planalto. Voamos rumo a Brasília. Da minha parte, sem medo de ser feli...

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até ...