Pular para o conteúdo principal

QUARENTENA, DIA 31

Por DANIELA MARTINS

15/4 - QUARENTENA, DIA 31. Hoje o ministro-astronauta, da Ciência e Tecnologia, anunciou a descoberta de um remédio nacional, barato e sem efeitos colaterais, que tem 94% de eficácia contra a Covid-19 nos testes in vitro. Descoberta muito conveniente para o governo no meio do imbróglio da demissão do ministro da Saúde.

O astronauta só esqueceu de dizer que há uma distância enorme entre testes in vitro e resultados em humanos. Enorme mesmo. Além de testar a nossa paciência, agora o governo quer testar a nossa inteligência...

O país registrou 204 mortes por dois dias consecutivos. Talvez seja o caso de criarmos um Ministério da Numerologia. Vai que ajuda?!

Como se já não fossem mortes demais, partiu também o Rubem Fonseca. De infarto, como Moraes, nos lembrando de que as doenças outras estão por aí, livres de quarentena.

“Axilas e outras histórias indecorosas” foi o livro que abriu o primeiro ano de leituras das Gatas Literárias, lá em Brasília, em janeiro de 2012.

Naquele ano, convidei as meninas para uma celebração da vida, da amizade e da leitura. Oito anos se passaram e eu moro agora em São Paulo, mas elas seguem firmes, celebrando a cada mês. E um pedacinho de mim festeja junto, sempre festejará.

Alguém filmou tartarugas nadando na Baía da Guanabara. Parece que a natureza está curtindo muito o nosso confinamento.

Mas, se tá legal pras tartarugas, tá bem puxado pras mulheres. Em um mês, os pedidos de medidas cautelares por agressão cresceram 30% no estado de São Paulo e 16 mulheres foram assassinadas dentro de suas casas. A violência doméstica aumentou em muitos países durante a quarentena. Será que, trancados por dias e noites, vamos finalmente ouvir os gritos de socorro?

Eu não acho mesmo que sairemos melhores desta pandemia. Mas se o brasileiro de classe média aprender a tirar o lixinho do banheiro já será um avanço civilizatório e tanto. Um passo de cada vez.

Hoje fiz um empadão e cuidei das minhas orquídeas. Elas me ensinam que tudo tem seu ritmo e que há um tempo certo para florescer, como dizia a canção hiponga do The Byrds:

To everything (turn, turn, turn)
There is a season (turn, turn, turn)
And a time to every purpose under heaven 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Posse da Vida

                      No banco do meio na fileira à minha frente, um moço lê um livro. Do outro lado do corredor, outro moço e outro livro. Não estou no metrô de Londres. No universo de um voo doméstico brasileiro, em uma manhã de quinta-feira, essa incidência de leitores me chama a atenção. Eu mesma leio, com o laptop aberto. Talvez eu esteja simplesmente procurando significados e comparsas para a sensação de bem-estar deste momento.               Apuro a visão para tentar enxergar algo do livro do moço da frente. Do outro lado do corredor, o outro moço apoiou o dele na mesinha, sublinha trechos com um lápis e de vez em quando para de ler e parece refletir.               Daqui a 72 horas, Lula estará subindo a rampa do Planalto. Voamos rumo a Brasília. Da minha parte, sem medo de ser feli...

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até ...