Pular para o conteúdo principal

UM DESPACHO DE MILÃO



Por EDUARDO MUYLAERT

“Voleva lasciarlo e lui l'ha uccisa. Convivevano forzatamente per le restrizioni Covid. La donna trovata in casa. Uccisa da un colpo d'arma da fuoco. Nessuno dei due risultava contagiato” (Corrieri della Sera, 20 de Abril de 2020, 12h26) Chefe, chegou um despacho da agência Ansi, de Milão, bem agora na hora do almoço. O fato, em si, não tem nenhuma importância, mas pode dar matéria. Foi na Lombardia, numa cidadezinha. O cara matou a mulher que queria largar dele. Tiro de fuzil em pleno rosto, calibre 12. Estavam convivendo só por causa da pandemia. Crime passional sempre vende jornal. Mando bala? Ouçamos a sabedoria do grande mestre Roland Barthes, que sempre nos ilumina: “O assassinato político é pois, sempre, por definição, uma informação parcial; o fait divers, pelo contrário, é uma informação total, ou mais exatamente, imanente; ele contém em si todo seu saber: não é preciso conhecer nada do mundo para consumir um fait divers; ele não remete formalmente a nada além dele próprio; evidentemente, seu conteúdo não é estranho ao mundo: desastres, assassinatos, raptos, agressões, acidentes, roubos, esquisitices, tudo isso remete ao homem, a sua história, a sua alienação, a seus fantasmas, a seus sonhos, a seus medos; (...) no nível da leitura, tudo é dado num fait divers; suas circunstâncias, suas causas, seu passado, seu desenlace...”. Senhor Giovanni, posso chamá-lo assim, quando recebi a carta da Alessandra, a tragédia já tinha acontecido, foi na noite de domingo, o dia da solidão. Ela postou no dia 15, vi pelo carimbo do correio, era quarta-feira. Ela me disse que temia o pior, que não aguentava mais. Imagina que o maldito Antônio era guarda-caça, membro da guarda voluntária venatória, gente que tem que ter ótima conduta para não perder o posto. A vantagem é que ele ficava quase o tempo todo no campo, em Bressanone, sabe, ali na província de Bolzano, assim Alessandra, coitada, podia relaxar um pouco. Os dois tinham a mesma idade, 47. Alessandra era da Sicília, como ele, mas morava aqui há muito tempo, éramos amigas, já era quase daqui, mas, no fundo, sabe como são esses sicilianos. O namoro começou há nove anos, quando se encontraram em Milão; eram outros tempos, as pessoas ainda podiam andar na rua e frequentar bares e festas, não tinham nem 40 anos. A vida é assim, nem sempre dá certo. Mas, como eu dizia, Alessandra não aguentava mais o desgraçado e falou que estava vendo a hora de rachar a cabeça dele, força de expressão, claro, pois acho que, apesar de siciliana, ela nunca fez mal a ninguém. Quando soube da notícia, não acreditei. Nunca pensei que Antônio pudesse fazer uma coisa dessas. Não se aguentavam, mas chegar a esse ponto, minha Nossa Senhora. O Grupo de Investigação Científica é o foco da série R.I.S., da RAI, inspirada na norte-americana CSI. As funções desses carabineiros são semelhantes às da Gendarmerie francesa, ou da Polícia Militar, no Brasil, mas com maior poder de investigação. É equivocado dizer que o lema da tropa - Nei secoli fedele - foi criado pelo grande Gabriele d'Annunzio, como muitos repetem. A presença desses policiais é comum nas ruas na Itália, mas também na literatura e no cinema. Os carabineiros que me perdoem, mas a série do comissário Montalbano é muito melhor. Antonio Vena, 47, se apresentou nesta caserna de polícia de Cassano d’Adda, província de Milão, na madrugada de 19 para 20 de abril. Aparentemente sóbrio e um pouco emocionado, relatou que acabara de matar a esposa, Alessandra Cità, e que se apresentava espontaneamente para responder pelo crime. Explicou que tinha motivo justo, pois conviviam há quase dez anos, embora meio afastados nos últimos tempos, ele exercendo suas funções de guarda-caça em Bressanone, província de Bolzano. Alias preferia mesmo ficar nos bosques, preservando a flora e a fauna, sem mulher para encher o saco. Face à emergência da recente epidemia de corona vírus, Alessandra teve que hospedá-lo, em função das normas de confinamento. Garante que nenhum dos dois estava contaminado. A mulher, entretanto, passou a atormentá-lo, dizendo que queria a separação definitiva, que não aguentava mais a sua companhia, nunca deixava ele ver o que queria na televisão, sempre a droga das novelas. Antônio informou que era pacífico, como demonstra sua função de polícia florestal e da natureza, impedindo que os predadores ajam sem respeito, já advertiu muitos caçadores que agem fora de época ou que fazem fogo no meio do mato, segundo ele gente que não presta. Foi ouvido nesta manhã de 20 de abril de 2020, por cerca de quatro horas e meia, mas não apresentou nenhuma explicação mais consistente. Anteriormente, acompanhado dos policiais militares abaixo identificados, fui ao local do crime, onde fizemos a constatação que está no laudo anexo. Em plena cozinha, imerso numa poça de sangue, havia o corpo, não muito grande, de uma mulher de cerca de 50 anos, toda vestida de preto, com o crânio esfacelado. Sobre a mesa, restos de sopa, pão, salame e um fuzil calibre 12, aparentando uso recente. E eu, Giovanni Tarzia, para constar, lavro este termo, do qual dou fé. Então, Chefe, não se animou? Que merda, a matéria vai para o lixo? E eu que fui buscar meu dicionário de italiano, e até lembrei do Roland Barthes, que eu não via desde a faculdade. Vamos falar de novo do número de mortes no Brasil. Estatísticas, é isso. Números e mais números. Quanto hoje, tanto por cento. E daí? Não há mais espaço para poesia nesses tempos mórbidos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NO TÚMULO DO POETA RENÉ CREVEL (edu)

Um poema em prosa de EDUARDO MUYLAERT Da minha casa na avenue de Chatillon que hoje é a avenue Jean Moulin eu podia ter ido a pé em pouco tempo ao descuidado cemitério de Montrouge Acabei nunca indo procurar — na quadra dezenove o túmulo discreto de uma família burguesa singelo granito rosa onde repousam serenos os restos do inquieto poeta René Crevel Se não dou certo em nada me mato — tinha dito leal, cumpriu a promessa — só mais tarde acabou reconhecido cultuado pranteado como poeta e escritor surrealista A vida teve cheia de intempéries tinha ainda catorze anos quando a mãe que só fazia blasfemar contra o cadáver o arrastou para ver o pai dependurado Sem ilusões. Fazia amor com homens e mulheres vivia com a cruel tuberculose — a peste branca e tinha amigos em diversos sanatórios além do peito, doíam muito os rins e a vida Tinha uma amante argentina, —   Condessa Cuevas de Vera a quem deixou a última mensagem — “Favor

QUARENTENA, DIA 62

Por DANIELA MARTINS 16/5 - QUARENTENA, DIA 62. Com quase 4.700 vidas perdidas, o estado de São Paulo superou a China em número de mortes por Covid-19. O Brasil perdeu hoje mais 816 cidadãos para o vírus. A melancolia do dia frio foi aplacada pela live que rolou num dos terraços do bairro, acompanhada e aplaudida pelos vizinhos. Eu e a Teca acordamos bem cedinho e tomamos café da manhã juntas. Os irmãos mais velhos aproveitaram para dormir até tarde, livres das videoaulas. Fiz arroz de carreteiro para o almoço, enquanto sonhava acordada com um piquenique num gramado qualquer. Fiquei com saudades dos nossos piqueniques deliciosos no Parque da Cidade, em Brasília, e no Jardim Botânico aqui de São Paulo, do meu famoso sanduíche de atum com pepino crocante, que nunca faltava. Parece tudo tão distante agora... Que bom que temos essas pequenas lembranças de dias em que fomos felizes sem nenhuma razão especial... Marcamos uma sessão de cinema na sala e eu preciso ajeitar tudo. Va

Anything else I can help you with, ma´am? – parte 3

  ETEL FROTA Em Auckland, passo por debaixo do wharenui , o enorme portal da casa comunitária de encontros māori, de onde ressoa um delicado canto feminino de boas-vindas. A viagem foi dura, mas estou na Nova Zelândia, onde tudo sempre dá certo. Cara a cara com a senhora da imigração, já cheguei me justificando. Sorry, tinha tido problemas no preenchimento da NZeTA, primeiro, e depois na NETD. Fui depositando no balcão o celular aberto no formulário parcialmente preenchido, o certificado de vacinação impresso, o PCR negativo, passaporte. Muito ansiosa, esbarro nas palavras em meu inglês enferrujado pelo confinamento. [Aliás, tenho percebido que enferrujadas estão minhas habilidades de comunicação, mas isto não é assunto para agora.] Com um sorriso protocolar, ela sequer olhou para meu calhamaço.   Tranquilamente, me estendeu uma folha de papel, um xerox mal ajambrado, onde eu deveria marcar um xis declarando estar vacinada e outro confirmando ter tido um PCR negativo até 48 horas